segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A CRIANÇA E O MUNDO MENTAL





TEMA: FILME DE ZUMBIS



Na visita que fizera aos netos dona Pedrina viu a filha dar ao neto João uma coleção de DVDs de uma série famosa sobre Zumbis e ficara preocupada com o efeito que aquela coleção de filmes poderia causar no mundo mental das crianças.

O menor dos netos, Paulinho, logo disse:
- Eu já assisti a esse filme na antena parabólica da casa da tia Juliana, falou aquilo indo para o seu quarto, mas logo voltou assustado como se tivesse se lembrado de algo que o amedrontara.
Dona Pedrina havia se lembrado sobre o assunto que tinha lido em seus estudos sobre a criança e o mundo mental. Ela sabia que a criança dependendo da idade poderia ser muito suscetível as impressões negativas trazidas à mente da criança ao assistir esses filmes. O imaginário infantil é muito fértil. Sabia que o objetivo do nascimento de todo espírito é para progredir. E a criança ao renascer na Terra, vinha com esse intuito, e que o mal e o bem antes de se manifestar de fato, nasciam como resultantes do pensamento de seus criadores. Sabia também que a mente humana, tanto quanto a infantil é um manancial vivo que a tudo dá forma, na maneira que a criatura idealizou.
Lembrou ela que, as criações mentais vivem no mundo íntimo exigindo cuidado para sua extinção, logo a temática de filmes não era adequada para crianças de 10 e 07 anos de idade, por ser elas nessa fase bastante impressionáveis.
Claro que, Eleonora sua filha, não tinha conhecimento desse assunto embora fosse uma pessoas com estudo superior. Eleonora queria agradar os filhos e não avaliava sua atitude como coisa prejudicial.
Dona Pedrina comentou com a filha sobre o assunto, mas a filha não demonstrou levar em conta os temores da mãe.
A avó dos meninos tinha certeza que aqueles filmes repercutiriam no foro íntimo das crianças. Criando neles e arrojando para fora “formas pensamentos” que os amedrontariam. Tinha a certeza que o melhor era criar para aquelas crianças ambiente que os levasse a cultivar bons pensamentos, o abandono das queixas e cultivo da alegria e pensou que a filha deveria lembrar os ensinamentos de Jesus, que mandava falar e fazer e, sobretudo, “pensar” o bem, logo a avó teve a certeza que as crianças deveriam sintonizar o bem e com isso concluiu:
A série sobre filmes de zumbis não deveria ter sido presenteada a criança.

(Katy Rosane – Reflexões Sobre Crianças)


Baseado em:

- Emmanuel – Pensamento e Vida – Francisco Candido Xavier
- André Luiz – Missionários da Luz - Francisco Candido Xavier
- Maria Ida Bosone – A vida Ensinou
- Divaldo Pereira Franco e Diversos Espíritos – Antologia da Criança


Reflexões
- O que é o pensamento?
- O que é imaginação?
- O que é fantasia?
- Que influencia o pensamento exerce sobre nossas ações?
- Podemos ser influenciados por pensamentos dos outros?
- O pensamento pode sintonizar o bem? E o mal?
- A escolha de bons filmes pode ajudar nos bons pensamentos?
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo, sua opinião é importante para nós, por isso ao deixar a nossa página deixe a sua opinião. Obrigado.