segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A visão da Alma sob o ponto de vista do Materialismo, Panteísmo e Espiritualismo.


A compreensão da Alma segundo a visão do:


- Materialismo:
Segundo uns, a alma é o princípio da vida orgânica material; não tem existência própria e se extingue com a vida: é o puro materialismo.
Nesse sentido e por comparação, dizem de um instrumento quebrado, que não produz mais som, que ele não tem alma.

De acordo com esta opinião, a alma seria um efeito e não uma causa.


- Panteísmo:
Outros pensam que a alma é o princípio da inteligência, agente universal de que cada ser absorve uma porção.
Segundo estes, não haveria em todo o universo senão uma única alma, distribuindo fagulhas para os diversos seres inteligentes, durante a vida; após a morte, cada fagulha volta à fonte comum, confundindo-se no todo, como os córregos e os rios retornam ao mar de onde saíram.
Esta opinião difere da precedente em que, segundo esta hipótese, existe em nós algo mais do que a matéria, restando qualquer coisa após a morte; mas é quase como se nada restasse, pois não subsistindo a individualidade não teríamos mais consciência de nós mesmos.

De acordo com esta opinião, a alma universal seria Deus e cada ser uma porção da Divindade; é esta uma variedade do Panteísmo.


- Espiritualismo:
Segundo outros, enfim, a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva a sua individualidade após a morte.
Esta concepção é incontestavelmente a mais comum, porque, sob um nome ou outro, a ideia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra em estado de crença instintiva, e independente de qualquer preceito, entre todos os povos, qualquer que seja o seu grau de civilização.

Essa doutrina, para a qual a alma é causa e não efeito é a dos espiritualistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo, sua opinião é importante para nós, por isso ao deixar a nossa página deixe a sua opinião. Obrigado.