segunda-feira, 14 de abril de 2008

ANIVERSÁRIO DO ESPIRITISMO

DOUTRINA ESPÍRITA OU ESPIRITISMO



Espiritismo o que é?

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem com as suas relações com o mundo corporal. Revelado pelos Espíritos Superiores, que está contido nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese), trazendo assim conceitos novos e muitos mais aprofundados o respeito a Deus, do Universo dos Espíritos, dos homens, das leis que regem a vida e ainda mais o que somos de onde viemos e para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento. Realizando assim tudo o que Jesus disse sobre o “Consolador Prometido”.

Ensinamentos Fundamentais
Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas, é Eterno, Imutável, Imaterial, Único, Onipotente, Soberanamente Justo e Bom. Abrange todos os seres do Universo, racionais e irracionais; animados e inanimados; materiais e imateriais. Na imensidão do Universo, existem outros mundos habitado, com seres de diferentes graus de evolução, iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens da Terra.

Os Espíritos
Seres Inteligentes da criação constituem o mundo dos espíritos, que preexiste sobrevive a tudo, são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectualmente e moralmente passando de uma ordem inferior para outro mais elevada até a perfeição preservando sempre, sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

Em sua múltiplas experiências corpóreas, podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso espiritual depende dos esforços que façam para chegar à perfeição. Os espíritos pertencem a diferentes ordens conforme o grau de perfeição que tenham alcançado. Espíritos puros, os que estão a caminho da perfeição máxima, exemplo: Jesus.

Os bons espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina.

Os espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância e pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

As relações dos espíritos com os homens são constantes e sempre existiram, os bons nos atraem para o bem e sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.

Os imperfeitos nos induzem aos erros. Lembrando sempre, que o homem na Terra, é um espírito encarnado no corpo material que um dia através de um fenômeno, denominado Morte, retorna amo mundo dos espíritos, continuando assim sempre em sua caminhada.

A Mediunidade
É a faculdade de comunicação dos Espíritos com os homens e muitas pessoas trazem consigo ao nascer independentemente da religião que possa seguir. A prática mediúnica Espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e da moral ensinada por Jesus, nosso Irmão maior.

No Livro dos espíritos questão 625. Allan Kardec pergunta: Qual o tipo mais perfeitos que Deus ofereceu ao homem para lhes servir de guia e modelo?

Os espíritos superiores respondem em duas palavras: Vede Jesus.

Prática Espírita
Toda pratica espírita é gratuita como orienta o principio moral do Evangelho “Daí de Graças o que de graça recebeste”

O espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem utiliza em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, velas, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumos, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou rituais como matança de animais, despachos em encruzilhadas, matas, praia ou mar. Não faz uso de rezas com palavras miraculosas, enfim qualquer forma de culto exterior.

O Espiritismo respeita todas as filosofias religiosas e doutrinárias, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz de todos os povos e entre todos os homens, independentemente de raça, cor, nacionalidade, nível cultural ou social. Reconhece ainda que o verdadeiro “homem de bem” é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade na sua maior pureza. Nunca impõe os seus princípios a ninguém, convida sim os interessados que queiram conhecer o espiritismo, submeterem os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los. Porém o estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o conhecimento da Doutrina Espírita. Muitas foram às frases ditas pelo Codificador do Espiritismo. “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei”. (Allan Kardec)

Compilação

HUDSON LEITE DE ALMEIDA
GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO CANDIDO XAVIER
VILA SANTA LUZIA – CAMPO GRANDE/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo, sua opinião é importante para nós, por isso ao deixar a nossa página deixe a sua opinião. Obrigado.