domingo, 22 de abril de 2007

DIA DO LIVRO ESPÍRITA


Prefeito de Campo Grande sanciona, amanhã 19/04/2007, lei que institui Dia do Livro Espírita



Prefeitou ressaltou trabalho social do movimento espírita
Com músicas entoadas pelo coral espírita, foi aberta na manhã desta quarta-feira (18.04) sessão solene na Câmara Municipal de Campo Grande, em comemoração ao dia do livro espírita e dia de Allan Kardec. A sessão, com plenário lotado, teve como objetivo homenagear entidades e personalidades que ajudaram no desenvolvimento da história do movimento espírita no Estado.
A presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, Maria Túlia Bertone agradeceu aos legisladores a iniciativa de realizar a cerimônia e relembrou o surgimento da doutrina espírita. “No Brasil, embora existissem grupos organizados estudando a doutrina espírita no Rio de Janeiro em 1853, só em 1865 em Salvador é que foi oficializada com o Grupo Espírita Familiar. E, em Campo Grande, o Movimento está organizado há mais de sessenta anos”, detalhou Maria Bertone.
Durante o evento, sob os aplausos calorosos do público presente, o prefeito Nelsinho Trad sancionou a lei 4.456, denominando o dia 18 de abril como o Dia do Livro Espírita. A proposta é assinada pelos vereadores Edil Albuquerque (PMDB), Grazielle Machado (PR) e Djalma Blans (PDT), em parceria com a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul.
Em discurso, o prefeito ressaltou a importância dos trabalhos sociais desenvolvidos pela comunidade espírita, que contribuem com a administração municipal “A sociedade necessita de comprometimento de quem tem disposição em estender a mão e fazer a sua parte, despender o seu tempo e investir o seu dinheiro para ajudar os mais necessitados. É conhecido por todos nós o suporte para muitas famílias e pessoas menos favorecidas, dado pelo movimento espírita. São ações de grande importância e que contribuem para nossa administração, no sentido de podermos alcançar mais pessoas que dependem de ajuda. Para nós, uma parceria de muito valor”, elogiou o prefeito.
Também durante a sessão solene, oito personalidades espíritas que desenvolvem trabalhos de assistência e filantropia foram homenageadas pelos vereadores: Damasceno Manoel Diniz, Francisco Assis dos Santos, Girofel Orestes Sampaio Toledo, Jerônymo Gonçalves da Fonseca, Madalena Andréa Simioli, Maria Garcia, Yara Mello Taveira e Maria Milurges Maciel da Silva.
Acompanhada do esposo Fernando da Silva e muito emocionada, dona Maria Milurges da Silva, de 76 anos, explicou que dedica toda a vida a prestação de serviços de assistência em sete entidades filantrópicas e que há mais de quarenta anos dirige a entidade “Discípulos de Jesus”, no centro de Campo Grande. “Para mim é um prazer ajudar quem precisa entregando cestas básicas, remédios, ajudando a construir casas, viabilizando assistência médica. Enfim, providenciar meios de amenizar as necessidades das pessoas. Esse título de honra que estou recebendo hoje, eu agradeço primeiro ao meu Jesus que me deu forças e depois a minha família que sempre me apoiou”, desabafou a homenageada.
Ainda durante a cerimônia, foi lançado o selo personalizado dos Correios, em comemoração ao sesquicentenário da primeira publicação do Livro dos Espíritos, ocorrida em 18 de abril de 1857, na cidade de Paris. A Doutrina Espírita é uma corrente de pensamento, nascida em meados do século XIX, que se estruturou a partir do pedagogo francês Hippolyte Leon Denizard Rivail, pseudônimo de Allan Kardec, que escreveu cerca de 30 obras num espaço de 12 anos.Assessoria de Comunicação de Campo Grande.