terça-feira, 1 de agosto de 2006

Os Espíritos

Que aparência tem os espíritos?
Você já pensou como é aparência dos espíritos depois da morte?
Terão aparência de fantasmas?
Serão como uma nuvem de fumaça?
Ou será que se apresentam como assombração? Nenhuma das alternativas está correta. Os espíritos mantêm a aparência que tinham quando encarnados no corpo físico.
Já tivemos notícias de vários casos de aparições de espíritos em todo o mundo e em todos os casos, já se tornaram célebres, as pessoas que tiveram as visões afirmam que o espírito tinha um corpo.
Podem ter uma luminosidade diferente, mas a aparência é de um ser humano.
Um dos casos bem conhecidos de todos nós é o encontro de Jesus com os espíritos de Moisés e Elias. Diante de Jesus e dos apóstolos Pedro, Tiago, João esses dois espíritos se tornam visíveis e com a mesma aparência que tinham quando seu corpo era de carne.
Outro exemplo é do próprio Cristo. Após a crucificação Ele surge entre os apóstolos e convive com eles por longo tempo. Sua aparência era a mesma de antes, a tal ponto que todos o reconheceram.
Assim, podemos eliminar das nossas mentes essas idéias distorcidas de que os espíritos têm forma diversa da que tinha quando encarnados.
Mas, se é verdade que o corpo físico fica no túmulo, que corpo é esse que mantém a mesma forma?
O Perispírito, é o que Paulo, apostolo, chamava de corpo espiritual. É formando de matéria sutil, imperceptível aos olhos comuns, mas visível aos que tem a faculdade mediúnica chamada de vidência.
E não é só a aparência exterior que conservamos após a desencarnação. Mantemos também todas as condições psíquicas que tínhamos na véspera. Nada dá saltos em a natureza. E com espírito não poderia ser diferente.
Saindo do corpo físico sem sair da vida, a criatura busca seus interesses, no outro plano, e segue vivendo da mesma forma que viveu até o túmulo.
Se assim é, todos os esforços que empreendemos para nos aperfeiçoarmos intelectual e moralmente, ainda hoje, não serão em vão.
Você sabia que o Perispírito é conhecido desde a mais remota antiguidade?
Pitágoras o denominava como carne sutil da alma;
Aristóteles, o chamava de Corpo sutil e etéreo;
Confúcio, de Corpo Luminoso;
O apóstolo Paulo, de Corpo Celeste;
Psicossoma, na atualidade; Corpo Bio-plasmático(conceito russo);
Como podemos perceber, esse corpo com o qual se mostram os espíritos, já era muito bem conhecido, embora com denominações diferentes.
Allan Kardec, ao codificar a Doutrina Espírita chamou-o simplesmente de Perispírito. Nome criado pelos espíritos, e usado por Kardec, termo novo, para elemento que, já era conhecido. Segue a frente algumas considerações muito superficiais a respeito deste corpo deste corpo espiritual.

Esclarecimento
Sempre que necessitamos tanger a problemática do perispírito, sentimos mentalmente a carência de um manual específico, reunido o que de mais significativo se tem escrito a respeito desse corpo espiritual. Podemos também dizer aqui, que somente a literatura espírita kardecista é repleta de ensinamentos, e esclarecimentos para um estudo mais científico e filosófico, no que se refere ao corpo espiritual denominado de Perispírito.
Se lermos as obras de André Luiz composta de 16 obras vamos ter um vasto cabedal de estudo verdadeiramente cientifico sobre este corpo espiritual.

Origem
O perispírito tem sua origem no Fluido Cósmico Universal, tal informação nos dá os Espíritos, na codificação.
Na pergunta do Livro dos Espíritos (questão 94).
De onde o espírito toma seu invólucro semimaterial?
- Do Fluido Cósmico Universal de cada globo. Por isso não é mais o mesmo em todos os mundos. Passando de um mundo para outro o Espírito troca seu envoltório como muda de roupa.
No livro dos médiuns;
O fluido universal é ao mesmo tempo o elemento universal?
- Sim, é o principio elementar de todas as coisas (cap 4º, nº 74, item 3 – LM).
Segundo André Luiz, que em feliz definição contida na obra “Evolução em Dois Mundos”, assim se expressa: “O Fluido Cósmico é o plasma divino do criador, ou também força nervosa do todo sábio. Neste elemento primordial vieram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como os peixes vivem nos oceanos”. (cap. 1º item 1º - Evolução em Dois Mundos)

Funções
São muitas e de grande importância às funções que o perispírito exerce como podemos ver: A principal, serve de ligação entre o Espírito e o Corpo Físico, define a individualidade; identifica a posição evolutiva do princípio espiritual (já que o espírito não tem forma). Exerce função reparadora, molda o corpo no processo, é responsável por todos os fenômenos vitais no soma.

Ligação ao Corpo
Liga-se então a um corpo carnal passando a condição de ser ternário, composto de: Espírito, Perispírito e Corpo Carnal, esta ligação inicia-se no momento da concepção, mas elas porem não se completam senão no momento do nascimento. Quando então o perispírito, passa a orientar automaticamente como um “molde” o processo de desenvolvimento molecular do novo corpo em gestação.